Como desentupir a pia do banheiro

Como desentupir pia entupida com cabelo?

Publicado em: 20 fevereiro, 2020
Em: desentupidora Dicas Esgoto

Fios de cabelo e ralo da pia, uma solução simples para jogar fora os fios que se soltam enquanto escovamos ou penteamos o cabelo, super inofensivo… Infelizmente é só o que parece, porque o problema é bem maior.

O que a maioria das pessoas não sabem é que o fio de cabelo não vai embora junto com a água como aparentemente acontece. Na maioria das vezes, os fios se prendem ao cano, o que, com o acúmulo de gordura (que se solta nas nossas mãos enquanto a lavamos), causam grandes problemas de entupimento.

É algo bem simples, os fios vão acumulando, acumulando e em determinado momento, a água simplesmente para de passar, e está feito. O cano está entupido!

exemplo de pia com ralo desentupidoExistem duas coisas que costumam acontecer quando jogamos fios de cabelo na pia, ambas levam ao entupimento, mas uma se difere da outro por uma única circunstância, o ralo!

Boa parte dos ralos de pia têm uma espécie de grade, como essa da imagem ao lado, que serve exclusivamente para impedir que objetos cheguem ao interior do ralo, e ao mesmo tempo “filtre” alguns outros resíduos como os fios de cabelo.

Muitos fios descartados na pia ficam presos nessa grade, o que também causa entupimento, mas pode ser resolvido de forma mais prática.

A outra parte que consegue passar ou, no caso das pias que não tem essa espécie de grade, se acumulam no interior do cano, junto com outros resíduos, objetos e gordura, causa problemas de entupimento mais graves.

Vamos então entender o que fazer em ambas situações.

Pia entupida com fio de cabelo (mais fácil de resolver)

Nesse caso, como mencionamos anteriormente, os fios ficam presos a essa grade que fica localizada bem no início do ralo. Você pode identificar ao perceber que a água desce depois de um tempo. Para solucionar o problema (caso seja só esse) é muito simples, confira o passo a passo abaixo:

Você vai precisar:

  • Algum objeto pontudo, como:
    • Pode ser um garfo,
    • Ou um arrame,
    • Ou uma tesoura
    • Ou uma faca.

Passo a passo

Retire toda a água que estiver parada dentro da pia, utilize um pano para ajudar no processo.

Com o auxílio do objeto pontudo, você irá colocá-lo dentro do ralo de uma forma que ele alcance os fios presos na grade, e, como se girasse ou tentasse enroscar o objeto dentro do ralo, você vai fazer movimentos giratórios para que o objeto se prenda aos fios.

Depois, você vai puxar o objeto que irá trazer junto com ele todos os fios que estiverem presos no ralo.

Jogue os resíduos no lixinho do banheiro e repita o processo até retirar todo o resíduo. Nós sabemos, é nojento, mas é a forma mais prática e fácil de desentupir a pia que está entupida com fios de cabelo.

Pronto! Se o problema for só esse, a sua pia estará pronta para uso, e a água vai passar tranquilamente. Abra a torneira para ter certeza!

O que fazer para evitar que aconteça novamente?!

É óbvio que você e todos da casa devem parar de jogar fios de cabelo na pia. Caso contrário o problema pode continuar acontecendo, além de ter a chance de ficar pior, como a situação que trouxemos abaixo, que é a outra realidade que costuma acontecer quando a pia entope por causa de cabelo.

Pia entupida com cabelo (mais difícil de resolver)

Como dissemos no início desse artigo, os fios de cabelo que passam pela grade, no caso das pias que têm, ou que passam direto, no caso das pias que não têm a grade, ficam presos ou no sifão ou mais fundo no cano.

Caso o resíduo não esteja tão fundo dentro do cano, pode ser que você consiga desentupir com as dicas e passo a passo que vamos compartilhar abaixo. Caso tente e não dê certo, é possível que o problema esteja mais fundo ou esteja relacionado a outra coisa e então será necessário a avaliação de uma desentupidora para entender e resolver o problema.

Desentupir o sifão da pia

Para desentupir o sifão você vai precisar de:

  • Um par de luvas;
  • Uma chave inglesa ajustável (dependendo do sifão você consegue desenroscar com a mão);
  • Veda rosca;
  • Um balde;
  • Uma colher;
  • Saco de lixo.

Passo a passo para desentupir sifão

Coloque as luvas para não ter contato direto com os resíduos, pode ser que não tenha só cabelo lá dentro.

Posicione o balde abaixo do cano para que o conteúdo caia dentro do balde e não faça sujeira.

Com o auxílio da chave inglesa ou forçando com a mão mesmo, você deve desenroscar o sifão ou o copinho que alguns modelos possuem.

Retire todo o conteúdo preso dentro do sifão, se precisar, use a colher para tirar tudo e deixar o cano totalmente limpo. Jogue todos os resíduos no saco de lixo.

Passe o veda rosca na extremidade do cano ou na abertura do copinho do sifão e enrosque novamente para fechar o cano.

Se tiver necessidade, use a chave inglesa para rosquear bem e não correr o risco de ter vazamento.

Pronto! Se o problema for só esse a sua pia vai estar desentupida.

Desentupir o cano

Para desentupir o cano, o processo pode ser menos eficaz, já que não sabemos ao certo onde estão os resíduos que estão causando o entupimento.

Neste caso, você pode abrir o sifão para ter um acesso mais próximo ou fazer isso pelo ralo mesmo.

Você vai precisar de:

  • Um saco de lixo;
  • Um arame de aproximadamente 1 ou 2 metros.

Passo a passo para desentupir o cano

Devagar, coloque pouco a pouco o arrame dentro do cano pelo ralo ou sifão e vá empurrando para dentro do cano até perceber que ele alcançou os resíduos que estão entupindo a pia.

Faça movimentos giratórios para enroscar o arrame nos resíduos e puxe para trazer o arrame e os resíduos juntos.

Repita o processo até perceber que não existem mais resíduos.

Se o problema for só esse, você vai conseguir desentupir a pia, caso contrário pode ser que você não alcance os resíduos ou mesmo depois de fazer o processo, a pia continue entupida.

Neste caso, procure uma desentupidora para avaliar o local. Nós temos atendimento 24 horas e nossa visita e avaliação é gratuita, conte conosco.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina de 12 anos morre infestada de piolhos

Veja mais...
épocas do ano para a manutenção e controle de pragas em condominios

Especial Síndico – As melhores épocas para o cuidado contra pragas e manutenção

Veja mais...
Contratar termonebulização para acabar com insetos rasteiros e voadores

Por que contratar a Termonebulização?

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao