Infestação de insetos, traças, baratas e larvas em alimentos

A falta de cuidado na compra e armazenamento dos alimentos pode causar infestações

Publicado em: 13 julho, 2020
Em: Controle de pragas dedetização Dicas

Uma das ações que a pandemia trouxe durante esse período de quarentena e que muitas pessoas vão levar para a vida, é o cuidado com a higienização dos alimentos após a compra e durante o armazenamento.

Por conta do covid-19, uma das recomendações informadas pela OMS foi a de dar total atenção aos condimentos e produtos quando chegamos em casa, higienizá-los bem para só depois armazená-los. Mas, o que hoje é realizado para evitar o contágio por coronavírus, deveria ser uma prática comum para evitar, inclusive, infestações a partir de moscas, traças, baratas francesinhas e muitos outros insetos.

Se você não tem ideia do que estamos falando, continue acompanhando e vamos explicar.

Infestações causadas por alimentos mal administrados e/ou armazenamento inadequado

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, alguns tipos de problemas de infestações nas residências partem de alguns alimentos que já vieram infestados do supermercado, e sem saber, o consumidor armazena de forma inadequada e acaba criando um ambiente ainda mais propício para que a pequena infestação aumente, alcance outros alimentos e, muitas vezes, todo o imóvel.

Esse tipo de infestação nos alimentos industrializados e a granel acontecem num período intitulado “pós-fábrica”, ou seja, durante o percurso até os comércios ou mesmo dentro do próprio comércio.

Por isso é muito importante que todo alimento, principalmente grãos, farináceos, ervas e chás, sejam muito bem analisados antes da compra. É importantíssimo que o consumidor avalie a qualidade da embalagem, do produto em si; se for a granel, analisar bem enquanto o vendedor separa o produto, e se for industrializado, verificar bem a embalagem e o conteúdo interno em busca de larvas, mariposas, grãos com furos, produtos com aparência de vencido, velho, entre outros.

Recomendações no momento da compra

Analisar o ambiente onde se faz a compra também é importante. Se você percebe a presença contínua de insetos dentro do comércio onde você está acostumado a fazer suas compras, já é um indício que o local pode estar infestado e que consequentemente os produtos também estão.

Analisar a data de fabricação e ver se o produto não é muito antigo, conferir se há fios de seda nas prateleiras e se o ambiente tem insetos, como moscas, também é muito importante. Um produto com a data de fabricação muito antiga, mesmo que ainda não tenha vencido, pode estar infestado.

Um ambiente com insetos e fios de seda já demostram que o local em si já é um ambiente com infestação de insetos, então o mais indicado é procurar outro comércio para fazer suas compras.

Recomendações para o armazenamento correto em casa

O cuidado com o armazenamento dos alimentos e produtos também é importante, pois mesmo que ele esteja livre de infestações, se não estiver muito bem guardado, pode atrair pragas para dentro dos armários e, consequentemente, para dentro de casa.

Ao chegar em casa, assim como você tem tomado o cuidado de higienizar todas as compras antes de guardá-las, outra recomendação importante é retirar os farináceos, grãos, ervas e chás das embalagens originais e guardá-las em potes bem fechados.

Esses tipos de alimentos são os que, comumente, atraem e causam mais infestações. Por isso o cuidado com eles deve ser maior.

É muito importante avaliar os grãos, escolhê-los e armazenar somente os que estiverem bons e limpos, pois passar apenas da embalagem para um pote com tampa, pode não ser o bastante. Ter esse cuidado também facilita no momento do preparo, já que os grãos já estarão escolhidos e você só precisará prepará-los.

No caso dos farináceos, peneirar antes de armazenar nos potes também é uma ótima ação, e você terá certeza de que está tudo perfeito para o uso.

Já com as ervas e chás, se forem a granel, você pode retirar das embalagens, e com a mãos mesmo, ir separando as ervas e verificando se estão livres para o consumo. Mas nesse caso sempre tente avaliar antes de comprar, enquanto o vendedor separa, peça a ele que possa ver, assim você terá mais certeza quanto à qualidade.

Siga as dicas acima e em qualquer caso de infestações com baratinhas francesas, moscas, traças e outros insetos, entre em contato conosco.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Por que é importante manter a desratização

Por que é importante evitar o contato com ratos urbanos?

Diferente dos ratos de estimação, os ratos urbanos, de esgoto e lixão, causam verdadeiros problemas para a sociedade, principalmente pelas inúmeras doenças que transmitem de forma direta ou indireta. Os ratos de estimação, são sempre limpinhos, vivem em locais adequados…

Veja mais...
Aumento do número de casos de Dengue no Brasil

Casos de Dengue crescem em meio a pandemia do Coronavírus

Com o Coronavírus infectando milhões de pessoas pelo Brasil inteiro, é comum que todos passem a priorizar os cuidados para evitar a doença, mas não devemos nos esquecer dos cuidados que vínhamos tendo para evitar outras epidemias, como a da…

Veja mais...
o que fazer ao encontrar aranhas dentro de casa?

Encontrei aranhas no jardim ou dentro de casa, o que fazer?

Até mesmo nas grandes cidades é possível encontrar diversos tipos de aranhas, e nos locais mais próximos a campos, parques e praças essas “surpresas” podem ser ainda mais frequentes. Nem todos os tipos de aranhas são animais peçonhentos, e alguns,…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao