Dicas para incentivar as crianças a economizar nas contas de casa

3 dicas para incentivar as crianças a economizarem nas contas de casa

Publicado em: 1 março, 2019
Em: Dicas Meio ambiente

Entre as crianças encontramos as mais diversas personalidades, algumas parecem incrivelmente mais conscientes que até mesmo alguns adultos, tornando conversas e aprendizados mais fáceis, enquanto que outras são menos receptivas, fazendo birras e manhas.

Tratar sobre economia com os filhos pode ser uma tarefa um tanto desafiadora, principalmente quando é preciso esperar que eles não somente entendam mas também coloquem em prática no dia a dia.

Para você mãe ou pai, que está buscando alternativas que ajudem a incentivar as crianças a entenderem e colocarem atitudes em prática, separamos abaixo 3 dicas que poderão ajudar.

Incentive com brincadeiras e premiações

Quanto mais lúdica for uma tarefa, mais fácil torná-la um novo hábito. Busque maneiras de tornar a economia parte de alguma brincadeira do dia a dia dentro de casa, ou que leve a premiações.

Você pode montar quadros com as ações que deseja que elas tenham para ajudar a economizar e ao desempenhar das tarefas, marcar estrelinhas para quem se saiu bem, no final da semana quem atingiu a quantidade certa de estrelas ganha um prêmio que pode ser um passeio, uma refeição diferente ou mesmo algumas horas a mais brincando no vídeo game ou assistindo televisão.

Nessa hora quanto mais criatividade melhor, tudo que for simples mas inspire algo divertido pode se tornar um aprendizado fácil e durável para a vida dá do seu filho (a).

Você pode criar brincadeiras relacionadas a manter sempre a luz apagada ao sair de um cômodo, fechar a torneira enquanto escovam os dentes, não deixar a TV ligada enquanto fazem outras atividades, tomar banhos mais curtos e muitas outras situações.

Economize hoje ganhe itens desejados amanhã

É muito importante conscientizar as crianças sobre os valor do dinheiro desde cedo, de forma que elas entendam que nada cai do céu e que é preciso fazer por merecer.

Uma das formas que ajudam muito a conscientizar crianças e até mesmo adolescentes, é mostrar que ao gerar aquela economia na água, luz, telefone e etc, automaticamente, haverá uma economia no saldo dos pais o que irá ajudar a sobrar mais dinheiro ao final do mês, podendo ser utilizado para aquela viagem que todos querem fazer, ou comprar aquele brinquedo que eles tanto desejam, ou mesmo ter aquela mesada que o colega tem e eles também querem.

Então você pode colocar pequenas metas onde as crianças terão que alcançar ao longo do mês, como por exemplo tomar banhos mais curtos e se ao final do mês a conta de água vir mais barata, o prêmio será conquistar um dos itens que elas desejam e que esteja dentro do combinado.

Conscientizar sobre o desperdício

Mesmo que algumas crianças possam parecer difíceis, ou que algumas situações pareçam ser complicadas de explicar, às crianças de hoje em dia são muito mais espertas e inteligentes, e uma conversa mais ou menos séria pode levá-las a entender e ter atitudes e disciplina.

Mostrar histórias reais, como comunidades e países que sofrem com a falta de água ou que nem sequer tem acesso a eletricidade, explicar a importância de economizar não somente pelo dinheiro, mas também em relação ao bem em comum para todos, pode conscientizar as crianças de forma mais fácil, pois para elas é instintivo fazer o bem ao próximo.

Contar histórias lúdicas em torno do assunto também ajuda e pode tornar o entendimento mais fácil.

Ensinar as crianças a terem consciência sobre determinadas coisas como a atitude de economizar ajuda a torná-las adultos mais conscientes e responsáveis.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

infestação de escorpiões em sp

Encontrei um escorpião filhote, pode ter mais?

Perguntas como essas são frequentes por aqui, e inclusive já respondemos algumas bem semelhantes quanto a infestações de escorpiões. Mas sabemos o quanto essas dúvidas pairam sobre a nossa cabeça e o quanto nos aterrorizam pelo fato de ser um…

Veja mais...
acidente aranha ou escorpião o que fazer?

O que fazer em caso de acidentes com aranhas, escorpiões e animais peçonhentos?

Ao sofrer acidentes com aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, a maior preocupação que todos devem ter é a de procurar por um atendimento médico o mais rápido possível. Além desse cuidado, existem também outras orientações e recomendações dadas pela…

Veja mais...
Acidentes e problemas que podem acontecer ao tentar desentupir o cano sozinho

5 riscos que você corre quando tenta desentupir o esgoto sozinho

Alguns problemas com canos entupidos são mais superficiais e o proprietário consegue, muitas vezes, resolver de forma rápida e segura. Mas nem todos os casos são iguais e a falta de experiência para saber definir quando o problema é grave…

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao