Se não tiver um cuidado especial com os ralos do quintal, é muito mais fácil de eles entupirem, causando prejuízos para os moradores com certa frequência.
Como esses ralos estão em uma área externa, diversos tipos de objetos e detritos param sobre eles e podem ser levados para dentro com ajuda do vento, da chuva ou mesmo quando varremos tudo para dentro dele, como se fosse uma lata de lixo. Vale ressaltar, que muitas vezes, são atitudes como essa que causam o entupimento frequente.
Dessa forma, não poderíamos vir e compartilhar com você, dicas para evitar entupimentos frequentes nos ralos do quintal. Confira abaixo:
A limpeza do ambiente e do ralo sempre é fundamental
Não é novidade para ninguém que manter a limpeza no local é sempre uma obrigação, principalmente para quem não quer ter problemas de saúde, de infestações de algum tipo de praga ou de entupimentos nos ralos da casa ou quintal.
Varrer o lixo todo para longe do ralo é o ponto mais importante para quem não quer ter que sair às pressas para chamar a desentupidora. Parece até óbvio dizer isso, mas é uma realidade que acontece em muitas residências e depois não há outra alternativa, o excesso de lixo bloqueia os canos e nem sempre é superficial o bastante para conseguirmos desentupir sozinhos.
Seja qual for a quantidade de sujeira, não jogue no ralo, prefira deixar alguma pazinha e um lixinho próximo ao local, para que sempre que for fazer a limpeza não acabe optando pelo ralo ao invés do lixo.
Também é importante limpar o ralo, retirando a tampa e retirando a quantidade de resíduos que ali estiver. Assim você evita que eles escorram e parem dentro do cano.
Garanto que com essa mudança de atitude, seu bolso já irá agradecer muito.
Cuidado com folhas, pelos, areia e terra
Cada quintal tem suas particularidades, alguns quintais tem vasos e plantas por todo o canto, outros tem um bom espaço gramado, e em todos eles é importante demais ficar de olho no cuidado com os ralos.
Folhas, pelos de animais de estimação como cachorro e gatos (que geralmente ficam nos quintais), terra ou areia, são péssimas combinações dentro de um ralo, principalmente por que em contato com a água, podem virar uma massa e bloquear tudo, entupindo drasticamente os encanamentos.
Dessa forma, busque sempre manter as áreas próximas aos ralos limpas, sem resíduos como folhas, areia e terra. E no caso dos pelos dos animais de estimação a mesma coisa, evite que acumule para que não vá parar dentro do ralo.
Em casos de reformas ou construções, busque tampar os ralos com sacos plásticos ou colocando alguma coisa por cima. Materiais como cimentos, cal e pedras causam tremendos prejuízos.
Use telas de proteção nos ralos do quintal
Para evitar que os ralos do quintal fiquem entupindo com frequência, coloque telas de proteção entre a tampa e o ralo, assim tudo que não for água irá parar na tela e é muito mais fácil limpar a tela do que o cano.
As telas podem ser encontradas em lojas de construção ou materiais para casa (tem várias opções de materiais diferentes, busque pelas que são mais resistentes, assim não precisará trocar com frequência) e corte no tamanho correto do ralo.
Com a ajuda de uma ferramenta adequada, retire a tampa e adicione a tela, depois basta tampar o ralo novamente.
Sempre que sentir que a água está demorando para descer é porque a tela deve estar bem cheia de resíduos e está na hora de limpar.
Para a limpeza o processo é o mesmo, retire a tampa, limpe a tela e volte a tampar o ralo.
Práticas como essa costumam resultar em uma ótima economia para o bolso.
Vale sempre lembrar que em caso de canos entupidos, entre em contato conosco e solicite um orçamento e visita gratuita, nossos profissionais irão até a sua casa avaliar a melhor alternativa para resolver o seu problema, sem causar maiores problemas e evitando prejuízos.