Não é de hoje que vemos relatos de pessoas que foram assaltadas em suas casas, seja no momento de chegar, de sair ou até mesmo ao receber alguém, como pessoas que se passam por prestadores de serviços.
Até em apartamentos que costumam ser opções mais seguras, também sofrem problemas com a insegurança e violência. Esse tipo de situação acontece em todos os lugares e enquanto não vemos muitas mudanças por parte dos governos, só nos resta prevenir o máximo possível para evitar esses acontecimentos.
Por isso hoje, trouxemos algumas dicas importantes para o momento de receber prestadores de serviços em casa, como saber se são realmente profissionais ou pessoas más intencionadas?
Dicas de segurança
É muito difícil identificar quando uma pessoa está ou não mal intencionada, mas em alguns casos podemos nos prontificar ao tomar nota de alguns pontos que selecionamos especialmente para você a seguir.
Uniforme e/ou Crachá
Ao receber um profissional de alguma empresa prestadora de serviços, como desentupidoras por exemplo, você poderá se sentir mais seguro ao identificar que os profissionais deverão estar de crachá ou uniformizados.
Se você contrata os serviços de uma empresa, seja ela de qual ramo for, o profissional que aparecer na sua casa deverá portar no mínimo um crachá bem aparente que seja possível identificar a foto, nome da empresa e nome do funcionário.
Desconfie se o profissional não estiver portando crachá e também não estiver uniformizado. Exija isso das empresas que contrata, pois é obrigação da prestadora de serviços identificar seus funcionários no momento do atendimento, até para que seus clientes se sintam mais seguros ao receber um profissional em casa.
Atendimento agendado
As chances de você receber em sua porta um pessoa de má fé induzindo que precisa fazer determinado serviço que não foi agendado é muito maior do que quando você agenda de fato um serviço.
Ou seja, se não foi agendado nenhum serviço, se você não entrou em contato com nenhuma empresa prestadora de serviços ou ainda, não recebeu nenhuma notificação, seja por e-mail ou correio, desconfie!
Desconfie ainda mais se esse “profissional” não estiver uniformizado ou portando crachá para identificação.
Para quem mora em apartamento, vale ressaltar que profissionais que de fato precisam prestar um serviço da qual você não sabe, e o mesmo intitula que é a pedido da administração ou síndico, este profissional deverá estar junto ou do síndico ou do segurança / porteiro / zelador.
Outro ponto é que, tanto o síndico quanto a administração devem publicar uma nota para cada morador ou deixar a nota num quadro de avisos para que os moradores sejam notificados antes do ocorrido.
Caso não tenha sido notificado e o “profissional” não está acompanhado de nenhum tipo de autoridade de dentro do seu condomínio, o melhor é nem atender. Se estiver sem identificação então, desconsidere mesmo!
Se você mora em casas, opte por atender sem abrir o portão até que tenha certeza que se trata de algo realmente sério.
Afinal de contas, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.