Um dos insetos que também causam pânico em muitas pessoas e por serem venenosos e encontrarem nas residências bons locais para se instalarem, se tornam grandes pragas urbanas, são as lacraias.
A lacraia é um inseto peçonhento, ou seja, possui veneno e está dentro da família das centopeias ou escolopendras.
Seu tamanho pode chegar até 50 centímetros e pode ter entre 15 e 177 pares de pernas, além dos pares de antenas, pares de maxilas e mandíbulas inoculadores de veneno.
As lacraias se alimentam de outros insetos e também de alguns animais pequenos, como ratos e até cobras. Para se instalarem, procuram por locais úmidos e escuros como ralos.
Então se você tem locais úmidos e escuros em casa, é bom que reforce os cuidados e atenção na limpeza para que elas não acessem o local.
Banheiros são locais em que mais são encontrados insetos como as lacraias, assim como lavanderias e outros locais que costumam ficar escuros e úmidos.
Como a lacraia pode ter acesso a minha casa?
Como a lacraia é um inseto pequeno e rastejante, é normal que tenha acesso aos locais através de fendas, buracos e ralos. Elas também podem acessar a sua casa sendo transportadas através de objetos como caixas e madeiras, por isso fique atento.
Caso sua casa tenha quintal ou acesso a algum campo, é importante que tome cuidado com as plantas e jardins, pois ela pode ter acesso a sua casa através desses locais, criando ninho em buracos na terra ou também em vasos.
O melhor para evitar que a lacraia tenha acesso a sua casa, é tapar todas as possíveis entradas, como por exemplo, colocando redes nos ralos e tapando buracos e frestas. Além de manter o local limpo e sem acúmulo de sujeira ou entulhos que possam se tornar os locais preferidos desses insetos.
O veneno da lacraia pode matar?
A lacraia tem veneno, mas diferente de outros insetos mais perigosos como determinados tipos de escorpiões e aranhas, o veneno da lacraia não é tão perigoso para o ser humano.
Mas como cada organismo é um e reage de determinada forma, o veneno da lacraia pode causar reações alérgicas nas pessoas, então por isso recomendamos que no caso de receber a picada de uma lacraia, que seja encaminhado imediatamente ao hospital para que seja avaliado por um médico e que ele possa, através de exames, dizer se está tudo certo.
Dependendo da quantidade de picadas e veneno na pessoa, a situação pode ser complicada, além da contaminação, caso a lacraia esteja contaminada por bactérias de locais que tenham passado, como por exemplo por locais sujos como lixo e esgoto.
Como acabar com as lacraias?
A melhor forma de acabar com as lacraias, é prevenindo o aparecimento delas com cuidados nas casas, através de limpeza e organização.
Manter um ambiente limpo, menos úmido possível, fechar os locais por onde ela possa aparecer e evita o aparecimento de outros insetos que possam atrair a lacraia, já é uma boa forma de acabar com o aparecimento desse inseto na sua casa.
Mas caso tenham aparecido muitas lacraias na sua casa ou local de trabalho e mesmo seguindo uma boa limpeza, elas continuam aparecendo, o melhor é entrar em contato com uma empresa de desinsetização confiável, de preferência que esteja na lista de empresas recomendadas pela APRAG, para que seja feita uma dedetização no local.
Através da dedetização, as lacraias não aparecerão mais no local, já que a dedetizadora irá acabar com a proliferação do inseto.
Caso precise de ajuda, entre em contato conosco através de nosso telefone ou formulário de contato.