Se você tem um cachorro em casa provavelmente já ouviu do veterinário a importância de manter os peludinhos afastados de carrapatos, mas assim como muitas outras pragas, o carrapato chega sem avisar e pode, em pouco tempo, infestar o cachorro, outros animais de estimação da casa, a casa e as pessoas que ali vivem.
Por serem muito pequenos, os carrapatos podem se prender no cachorro com muita facilidade e se o dono não verificar constantemente, podem ficar ali por dias até que se desprendam para botar ovos e começar o processo de infestar o local.
Por isso é muito importante que o dono do cachorro esteja sempre verificando, afastando os pelos e olhando cada centímetro em busca desses malfeitores.
Locais para examinar se o seu cachorro está com carrapatos
Alguns locais do corpo do cachorro são os preferidos pelos carrapatos, e eles costumam se prender mais a esses locais, por isso você pode começar a procurar analisando com cuidado, afastando os pelos com os dedos ou ajuda de um pente.
Verifique:
- Dentro e ao redor das orelhas;
- Entre os dedos;
- Ao redor dos olhos e no focinho;
- Ao redor do rabo;
- No pescoço.
Vale lembrar que é sempre bom, pelos menos mensalmente, analisar minuciosamente todo o cachorro, avaliando bem se não há carrapatos em nenhum local, pois mesmo os locais acima sendo os mais comuns, o carrapato pode andar pelo corpo do cachorro e se prender a outros locais.
Atenção! Carrapatos transmitem doenças
Talvez você não saiba, mas os carrapatos também transmitem doenças não só para os cachorros e outros animais de estimação, como também para as pessoas do local. Algumas doenças podem até levar o peludinho a morte.
As doenças comuns que os carrapatos podem transferir para o seu cachorro são conhecidas como:
- Febre maculosa;
- Doença de Lyme;
- Anaplasmose.
Se você encontrar carrapatos em seu cachorro ou qualquer outro animal, é importante levá-lo ao veterinário para receber o tratamento correto.
Se perceber o seu cachorro com sintomas como: febre, letargia, dor nas articulações ou andar mancando ou apetite reduzido, não espere mais, leve-o ao veterinário, pois podem ser sintomas relacionados às doenças do carrapato.
Em caso de infestação, entre em contato conosco e solicite um orçamento para dedetização sem compromisso. Seu cachorrinho agradece!