Atendimento especializado em Desentupimento e Dedetização em São Paulo

Desentupidora Império Logo
Atendimento 24 horas São Paulo - Ligue: (11) 3983-1006 Clique aqui e fale conosco agora (11) 3983-1006

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar






    Austrália vive uma das maiores infestações de ratos da sua história

    Austrália vive uma das maiores infestações de ratos da sua história

    Publicado em: 10 de junho de 2021
    Em: Desratização Por: Império

    Entre as pragas urbanas mais comuns, os ratos são uma das que mais se proliferam com facilidade e causam grandes prejuízos por isso.

    Em locais onde o ambiente é favorável, uma única rata pode dar à luz até 20 filhotes por ninhada e entre no período de reprodução 10 vezes no ano e dessa forma, a falta de controle pode gerar grandes infestações que acabam se tornando verdadeiras catástrofes, como vem acontecendo na Austrália.

    Infestação de ratos na Austrália?

    Após viver um grande período de seca, a região sudeste do país se recuperou rápido demais e de acordo com fazendeiros e agrônomos, o esforço criado para recuperar o tempo perdido não contava com o favorecimento para a reprodução de ratos na região.

    O que acontece é que, com a melhora na produção e agronomia da região, os ratos encontraram um ambiente favorável para a reprodução, e sem o controle por parte dos fazendeiros das cidades do sudeste australiano, os ratos começaram a se multiplicar, alcançando uma verdadeira infestação.

    entrevista mostra infestação de ratos na australia

    “Um dos efeitos da infestação de ratos é o forte cheiro de podridão.”

    Para se ter uma noção do tamanho do problema, as cidades deram a situação como descontrolada e esperam pelo inverno para que o problema seja resolvido, já que durante os períodos mais frios, os ratos não se reproduzem com tamanha intensidade, o que faria com que o a situação voltasse ao normal.

    Até lá, os proprietários vão tentando se manter bem física e mentalmente, já que toda a situação tem causado um grande estresse e diversos prejuízos.

    Infestação de ratos causam prejuízos incalculáveis

    Em entrevista ao canal BBC News, o agrônomo Martin Murray da cidade de Delungra, explica sobre a situação: “Saímos de uma seca e as coisas de repente ficaram boas demais muito rápido. As espécies que se reproduzem cedo, como os ratos, são realmente capazes de tirar proveito dessa situação. Vai demorar um pouco para que o resto do ecossistema se recupere e equilibre a situação.”

    A situação está terrível, e os roedores são encontrados aos montes dentro e fora dos imóveis. Lisa Minogue, uma agricultora do vilarejo de Barmedman explicou durante a entrevista que colocar armadilhas por toda a casa, dentro e fora, não tem adiantado e mesmo assim é possível ouvir os ratos andando dentro do quarto durante a noite.

    “Consigo ouvi-los correndo pelo quarto e enquanto andam no travesseiro.”

    Além dos prejuízos relacionados aos imóveis, os ratos também têm causado problemas nas plantações e até nos automóveis, que estão com partes roídas assim como tudo por onde os ratos passam.

    Lisa comenta que os prejuízos vão além dos de aspecto material: “Há cheiro de ratos vivos, mas também tem o cheiro de ratos mortos, apodrecendo por toda a parte. Isso está afetando o sono das pessoas e causando colapsos nervosos. É simplesmente horrível!”

    Alguns proprietários de fazendas na cidade de Gilgandra afirmam que tiveram prejuízos equivalentes a mais de R$210 mil.

    “Carros, tratores, tudo o que eles podem invadir, eles invadem e roem. Aonde quer que eles possam ir, eles vão”, diz Norman Moeris, fazendeiro que pontou diversos problemas e prejuízos causados pela infestação.

    Falta de controle e ambiente propício causam infestações de ratos em qualquer bairro, cidade ou país

    Analisando a situação horripilante vivida pelos moradores do sudeste da Austrália, pode-se pensar que o problema está longe e dificilmente poderia nos atingir, mas ratos estão por aí aos montes e a falta de controle pode acarretar situações semelhantes em qualquer cidade do nosso país.

    O que pode parecer um filme de terror é realidade na Austrália e pode se tornar em outros países e cidades que não possuem controle e boa administração para evitar problemas semelhantes.

    Por isso ressaltamos a importância de manter o controle de roedores em dia através da desratização, pois qualquer descuido já é caminho para ocorrerem infestações.

    Vale lembrar que junto das infestações de ratos vem a proliferação de doenças, prejuízos financeiros e materiais, além do emocional, que como conferimos na entrevista acima, tem sido colocado a prova para as pessoas que estão enfrentando tamanha desordem nas cidades australianas.

    Os prejuízos causados por uma infestação de ratos podem atacar desde residências até comércios, empresas e industrias, todos corremos riscos, por isso não deixe de cuidar do controle e prevenção no seu imóvel.

    Compartilhe este artigo