o que fazer ao encontrar aranhas dentro de casa?

Encontrei aranhas no jardim ou dentro de casa, o que fazer?

Publicado em: 16 julho, 2020
Em: Controle de pragas dedetização Dicas

Até mesmo nas grandes cidades é possível encontrar diversos tipos de aranhas, e nos locais mais próximos a campos, parques e praças essas “surpresas” podem ser ainda mais frequentes.

Nem todos os tipos de aranhas são animais peçonhentos, e alguns, inclusive, mesmo que possuam veneno não causam perigos para o ser humano, mas correr o risco para descobrir não vale a tentativa. Por isso o mais indicado é evitar a infestação e o contato, para que não ocorram acidentes maiores.

Julgar uma aranha pelo seu tamanho é um grande erro, algumas aranhas, como a viúva negra, mesmo sendo muito pequena, chega a medir 3 centímetros, carregam um veneno poderoso e que pode causar grandes danos a saúde. Mas ainda bem que, para a nossa alegria, essa espécie é mais encontrada em países da Europa e aqui no Brasil as poucas que existem, possuem um veneno um pouco mais fraco.

Outro cuidado está relacionado não a aranha em si, mas a pessoa em si, que pode ter alguma reação alérgica tão forte e perigosa quanto ao veneno propriamente dito.

Dessa forma, se você chegou até esse artigo porque encontrou uma aranha no seu jardim, em um vaso de plantas ou mesmo dentro de casa, veja abaixo o que deve fazer:

O que fazer ao encontrar uma aranha?

O primeiro cuidado que você deve ter é de se lembrar que tamanho não é documento, e que sim, a aranha que encontrou pode ser venenosa e perigosa, então a partir disso você deve:

  • Se for possível, isole o local para que ninguém tenha contato com a aranha e procure um serviço de dedetização, o técnico responsável irá tomar as medidas cabíveis para o cuidado e controle;
  • Tomar cuidado para não atiçar a aranha, dependendo da espécie, ela pode pular alto e te atacar para se proteger, mesmo que você esteja, aparentemente, longe. Aranhas armadeiras são facilmente encontradas em grandes e pequenas cidades e em qualquer situação de ameaça a reação dela é se levantar e pular bem rápido, atingindo grandes distâncias, o que a ajuda a picar a vítima de forma mais fácil.

Em todos os casos o recomendado é não mexer na aranha, e buscar o quanto antes um serviço de controle.

O que fazer para evitar infestações de aranhas?

Existem diversos cuidados que você deve ter para evitar as infestações, os principais são:

  • Avaliar a possibilidade de colocar telas nas janelas. As telas impedem, além das aranhas, muitos outros insetos, permitindo uma casa muito mais segura;
  • Para as portas, você pode utilizar aqueles rolinhos pesados, feitos com areia, que vedam a entrada de aranhas, baratas e outros insetos;
  • Adicionar telas nos ralos, tanto internos quanto externos, também ajudar a impedir aranhas e outros insetos;
  • Cuidar com atenção das plantas, deixar a manutenção sempre em dia, a poda e cuidar para que não acumulem outros insetos, como larvas e mosquitos, que são presas das aranhas e podem atraí-las;
  • Manter o quintal e o terreno limpos e sem entulhos;
  • Deixar a grama do quintal sempre bem aparada e recolher todo o material cortado;
  • Vedar frestas nas paredes, muros e janelas.
  • Manter a dedetização e o controle de pragas em dia, dessa forma sua casa estará sempre livre de aranhas e outros insetos.

O que fazer para evitar acidentes?

Se você tem jardim ou uma área com gramado ou plantas, mesmo que pequena, é necessário seguir algumas recomendações que irão te ajudar a evitar acidentes, caso apareça alguma aranha enquanto você cuida dessas áreas.

  • É importante, como dissemos acima, manter esses locais limpos e com a manutenção em dia, evitando o acúmulo de grama, folhas secas, outros insetos que possam ser presa e atrair aranhas, entulhos e outros.
  • Evitar mexer na aranha ou
  • Durante a manutenção e os cuidados diários, você deve sempre utilizar calçados adequados, que impeçam a aranha de ter contato com você, como botas de canos altos, perneiras ou botinas;
  • Usar luvas de couro, que impeçam o contato direto ao cortar, podar e cuidar das plantas ou jardim;
  • Olhar com cuidado as roupas antes de vestir, principalmente dentro de sapatos. Avaliar toalhas, roupas de cama e outras peças de roupa antes de usar.

Tomando todos esses cuidados, tanto dentro de casa quanto no momento de cuidar do jardim e das plantas, os riscos com acidentes causados por aranhas será quase inexistente.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina de 12 anos morre infestada de piolhos

Veja mais...
Peste negra e o contágio através dos ratos, piolhos e pulgas

Série da Netflix fala sobre a Peste Negra e a contaminação através dos ratos e pulgas

Veja mais...
épocas do ano para a manutenção e controle de pragas em condominios

Especial Síndico – As melhores épocas para o cuidado contra pragas e manutenção

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao