Acidentes e problemas que podem acontecer ao tentar desentupir o cano sozinho

5 riscos que você corre quando tenta desentupir o esgoto sozinho

Publicado em: 17 junho, 2020
Em: desentupidora Dicas

Alguns problemas com canos entupidos são mais superficiais e o proprietário consegue, muitas vezes, resolver de forma rápida e segura. Mas nem todos os casos são iguais e a falta de experiência para saber definir quando o problema é grave ou não, pode causar riscos que não estavam em mente e pegar diversas pessoas desprevenidas.

Na maioria das vezes são casos que poderiam ter sido evitados ao contratar uma desentupidora e ouvir o parecer de um técnico, mas a falta de informação acaba levando a esses problemas que, quando não deixam a situação mais séria, acarretam outros prejuízos tanto para quem está mexendo no cano, quanto para outros que nem fazem parte da história.

Para ajudar nessa conscientização, trouxemos abaixo 5 riscos que podem levar a sérios problemas para quem tenta desentupir um cano e/ou esgoto sozinho, sem experiência. Vejamos quais são:

1º Quebrar ou perfurar pisos, azulejos e canos

Sem experiência, a pessoa que tenta desentupir um cano sozinha pode utilizar ferramentas inapropriadas e nessa situação, acabar cometendo maiores prejuízos como quebrar ou furar os canos, o que sujeitará o proprietário a trocá-los e ter um gasto ainda maior com o que não era preciso.

Durante o processo de desentupir um cano, ralo, pia ou vaso, também é comum acontecer problemas quanto a estrutura, causando prejuízos nessa parte, como quebrar ou trincar pisos e azulejos.

Um desentupidor bem preparado pode fazer todo o processo de forma segura e buscando o mínimo de problemas para o cliente, principalmente quando se trata de uma boa desentupidora, que tenha procedência e bom atendimento. Ao tentar o procedimento sozinho, você não terá a mesma segurança e nem garantia de um bom resultado.

2º Sofrer acidentes, se machucar

Outro dos riscos que corremos ao tentar desentupir o cano ou o esgoto, sem experiência, é acabar nos machucando ou sofrendo sérios acidentes.

Existem diversos relatos de pessoas que, ao tentarem desentupir um cano, ralo, vaso sanitário ou até a pia, sofreram algum tipo de acidente e se machucaram, desde pequenos cortes até situações mais graves e por isso é importantíssimo contar com ajuda especializada.

A pessoa se coloca numa situação complicada e, como dissemos mais acima, na maioria das vezes por falta de informação e experiência, o que causa prejuízos imensos quando o processo poderia ser simples e seguro ao contar com quem realmente entende.

Em alguns casos, a pessoa força a ferramenta que está utilizando ou se apoia de maneira inadequada, e numa dessas acaba se machucando.

3º Risco de queimaduras com produtos químicos

Ainda no tópico de acidentes, ao tentar desentupir canos e esgoto, um dos maiores causadores de acidentes são os produtos químicos utilizados para o procedimento.

Já falamos aqui em outro momento que, o mais indicado é desentupir os canos utilizando ferramentas adequadas, o uso de produtos químicos como soda caustica além de ser perigoso, não desentope de maneira eficaz, ela apenas derrete a gordura que, na maioria dos casos, se solidifica em outra parte do encanamento causando outros entupimentos e prejuízos.

A soda caustica causa muitos problemas para a saúde, armazená-la e manejá-la de maneira incorreta pode causar problemas sérios tanto para quem a utiliza quanto para crianças, que muitas vezes encontram o produto em casa.

Se utilizado de forma incorreta, a soda caustica pode causar: Cegueira, queimaduras, problemas respiratórios e até a morte.

4º Contrair bactérias e vírus que podem causar doenças

Os canos, principalmente que levam ao esgoto, carregam resíduos sujos e cheios de bactérias e vírus. O contato de forma inadequada com essas partes pode levar a contaminação por diversas doenças.

Os profissionais de uma desentupidora são recomendados a usar equipamentos de proteção individual exatamente para evitar essa contaminação, mas por falta de experiência e informação, ao tentar desentupir um vaso sanitário ou ralo, a pessoa pode acabar se contaminando.

Por isso é importante que, ao tentar fazer o desentupimento, a pessoa utilize luvas, óculos de proteção e mantenha sempre um saco plástico para recolher a sujeira que ficar exposta, ou encontrar em contato com uma desentupidora que leve profissionais qualificados para resolver o problema.

5º Causar outros entupimentos e prejuízos

Como vimos nos tópicos acima, ao tentar desentupir os canos e esgoto, uma pessoa sem experiência pode causar diversos prejuízos que não seriam causados por um profissional. Mas além deles, a pessoa pode também gerar outros entupimentos posteriores ou até ter problemas com a prefeitura ou vizinhos.

Dependendo da forma como a pessoa tenta desentupir os canos, e do local onde estão esses canos, o problema pode ser da prefeitura, e ao mexer a pessoa pode criar um grande problema que deverá responder depois. O mesmo com vizinhos, principalmente em apartamentos, pois, fazendo parte de uma mesma estrutura de encanamento, o problema pode se estender ao apartamento vizinho e causar prejuízos para ele também.

Receber a visita técnica de um desentupidor, garante que esses problemas não ocorram, pois o técnico passará orientações corretas quanto a resolução para o proprietário, evitando maiores prejuízos.

Lembre-se sempre que, ao se deparar com problemas nos encanamentos e esgoto, nossa equipe está 100% à disposição para orientá-lo e resolver de forma segura e rápida.

Compartilhar


compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Pesquisar

Veja também

Vantagens de contratar uma desentupidora de esgoto

4 vantagens de contratar uma desentupidora de esgoto

Veja mais...
Menina morre por estar infestadas de piolhos

Menina de 12 anos morre infestada de piolhos

Veja mais...
épocas do ano para a manutenção e controle de pragas em condominios

Especial Síndico – As melhores épocas para o cuidado contra pragas e manutenção

Veja mais...

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atendimento Estamos atendendo Envie uma mensagem

Fechar




opcaoopcao